domingo, 16 de junho de 2013

Texto: Pausa – (Moacyr Scliar)
Texto: Música construção – (Chico Buarque)

Objetivo:
Ampliar e desenvolver a capacidade leitora e escritora, bem como habilidade de perceber pressupostos e subtendidos na superfície textual do gênero conto, associações, realidade e conhecimento.
Conteúdo:
  • O próprio texto Pausa – (Moacir Scliar);
  • A Música Construção –(Chico Buarque);
  • Intertextualidade;
  • Gênero textual conto;
  • Produção de texto;
  • Variedades linguísticas.

Anos:
9° ano

Tempo estimado:
08 aulas.

Material necessário:
 Textos, vídeos, músicas e as próprias cópias do texto.




Desenvolvimento:
próprio texto realizado em uma roda de leitura, após a leitura, questionamento sobre o texto.
1ª etapa:
Após a leitura localizar o tempo e o espaço trabalhado no texto ao mesmo tempo.
2ª etapa:
Localizar os elementos de uma narrativa; principalmente o tempo e o espaço tão marcados no texto.
3ª etapa:
A intertextualidade em relação com outro texto.
4ª etapa:
Questionamento e reconhecimento da intertextualidade de intergêneros: a crônica, o poema e a música.
5ª etapa:
Adequação da língua nos diferentes veículos de comunicação.

Avaliação:
  • Construção de um texto visando a realidade do aluno, o contexto urbano, a questão do espaço da pausa, a necessidade da volta e a visão do eu no mundo, como cada um faz o seu percurso de volta ao tempo e o espaço.  

(Amilton Leondas da Silva)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Grupo 1 - componentes Adnaloy e Amilton

O nosso grupo foi composto pelo Amilton e eu, Adnaloy. A nossa intenção aqui no blog é interagir com os demais cursistas e trocar experiências na situação de aprendizagem.


AMILTON LEONDAS DA SILVA (Cursista) 
São Paulo-SP 

PERFIL:

EU,TENHO 36 ANOS, MORO COM A MINHA FAMÍLIA NO ESTADO DE SÃO PAULO - CAPITAL. FIZ LETRAS COM HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS / INGLÊS NA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP. ATUALMENTE TRABALHO NA  E.E. ORLANDO MENDES DE MORAES. GOSTO DE LER E DE FILMES.


AMILTON LEONDAS DA SILVA31/05/2013 21:13
LEITURA E ESCRITA
Eu comecei  estudar quando  tinha 12 anos de idade, antes de começar estudar já tinha um conhecimento da leitura,  porque meu vizinho me ensinou. Minha família é muito grande, meus pais são analfabetos e não  incentivavam   os  filhos a estudar. Eles falavam: "se vocês forem estudar vão morrer de fome". Assim, queriam ver todos os filhos na roça. Eu sou quem estudou entre doze irmãos,  meu pai é muito rude.Quando comecei  estudar eu já sabia  ler.  Lembro do livro que  gostei muito quando li,  estava na primeira série, foi o MENINO MALUQUINHO, do Ziraldo.  Fiquei muito fascinado.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Planejamento de Aula (Diretoria Ensino)

Objetivos: Diversificar gêneros textuais


Conteúdo; Leituras das Crônicas:  Avestruz e No aeroporto( Mário Prata e Carlos Drummond de Andrade)

Anos : 8º ano e 7º ano

Tempo estimado: 12 aulas

Material necessário: Os textos (as crônicas) - Jornais, revistas, lousa e giz.

Desenvolvimento: Partindo do pressuposto que os alunos já saibam os gêneros notícias, carta, e relato. Apresentação da crônica em seu conceito e estrutura(características).
1ª etapa : - leitura das crônicas , primeiro do professor e depois com os alunos.
- Identificando nas crônicas as suas características.

2ª etapa - Reescrita, o mesmo tema em outros gêneros com intervenção do professor - a sala pode dividir-se em grupos e escolher gêneros diferentes. Cada grupo escreve um gênero.
3ª tapa - Leitura em sala dos gêneros reescritos - cartas, notícias e relatos.
4ª Etapa - Trocas dos gêneros escritos para avaliação com os próprios alunos.
5ª Debate sobre os temas - A sala pode dividir-se em temas -( crônica do Avestruz e No aeroporto)

Bibliografia - "As cem melhores crônicas brasileiras"  Joaquim Ferreira dos Santos

domingo, 9 de junho de 2013

http://www.youtube.com/watch?v=sdAaW9hkFnE

http://www.youtuhttp://www.youtube.com/watch?v=sdAaW9hkFnEbe.com/watch?v=sdAaW9hkFnEhttp://www.youtube.com/watch?v=sdAaW9hkFnE


O Que É, O Que É?

Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Composição: Gonzaguinha · Esse não é o compositor? Nos avise.
Enviada por Tupyzim
Legendado por pontesantos

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Leitura e Escrita


Quando ouvi  o Pensador  fiquei imaginando que de

alguma forma "aquela"professora  sim o despertou
 para as suas produções "rap", poesia etc.

Mesmo ela pedindo para escrever um tema livre, 

acredito que ela o orientou o motivou e o 
até inspirou. Também gostei do relato do Gil que aprendia e 
fazia seus deveres na cozinha, pude até imaginá-la... 

 Chamou-me à atenção  as avós, que  estiveram presente em sua vidas naquele momento de aprendizagem;eu não tive a minha vó presente, todavia, uma irmã mais velha, maravilhosa, que mesmo antes

de  minha alfabetização, já lia grandes literatura para mim,
 Dom Quixote, Oliver Twist e muitas fábulas foram lidas para
eu ouvir antes de dormir(acredito que tinha uns três anos).

Também, adorei o depoimento da senhora Clair, pois assim, 
 igualmente a ela adoro poesia. Ela é um exemplo de vida. 
Confesso que gostaria de chegar com os mesmo sonhos dela, 
escrever poesias e "escrever na esperança de ser devorado(a) 
pelos meus leitores," segundo Rubem Alves,que fez uma
analogia perfeita em relação ao culto religioso, quando você
 come a carne e bebe o vinho, para ficar igualmente a ele
(criador).

Então, concluo que a leitura sempre esteve presente em minha 
vida, e na minha adolescência (havia o círculo do livro) e nós
fazíamos campeonato de quem lia mais, era ótimo.